segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em parceria com diversos órgãos de governo - lança neste sábado (19), às 8 horas, em Matinhos (litoral do Estado), a campanha “A Onda Agora é Preservar”, visando a conscientização ecológica, resgate social e saneamento ambiental no litoral do Paraná, direcionadas a jovens e crianças.

No lançamento, serão promovidas as oficinas e atividades culturais que integrarão a Campanha nas areias dos balneários de Matinhos, Caiobá, Guaratuba e Ipanema e na Ilha das Peças e Guaraqueçaba. Além disso, serão promovidas apresentações de peças teatrais, museu do lixo, curso para montagem de instrumentos musicais com material reciclado, teatro de bonecos, exposição de animais taxidermizados, sessão de fotos com a Polícia Ambiental, Cinema e teatro na Areia, entre outras atividades recreativas voltadas ao meio ambiente
2Cerca de dois milhões de litros de petróleo que estavam a bordo de um navio que afundou na última sexta foram derramados na região da Ilha Guimaras, a cerca de 500 km de Manila.

Com fortes chuvas e ventos, o óleo derramado já atingiu a costa das Filipinas, na região de pesca em que fica a reserva nacional marinha de Taklong, um local de alimentação e procriação de peixes e outras espécies.

vazamento de óleo



Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba
Não tome banhos demorados
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro
Conserte os vazamentos o quanto antes

Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças
Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada
Só ligue a máquina da lavar louça quando estiver cheia

Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira
Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura
Prefira o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas

Não fique lavando aos poucos, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez
Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas
Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal
Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia
http://www.youtube.com/watch?v=BOtgePW6dm0

Em virtude das chuvas que permanecem ocorrendo nas últimas semanas no Espírito Santo, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a respeito de como proceder antes, durante e depois de enchentes.
As enchentes são consideradas, entre os desastres naturais, como as que mais danos causam à saúde da população, ao patrimônio e ao meio ambiente. Têm elevada morbi-mortalidade, em decorrência dos seus efeitos diretos e das doenças infecciosas secundárias ocasionadas por conseqüência dos transtornos causados nos sistemas de água e saneamento.


Então para evitar as enchentes algumas dicas:

Se você vai construir sua residência, escolha um lugar que ofereça segurança para você e sua família;

Reúna-se com seus familiares e vizinhos para se prevenir e preparar para situações de emergência;
Não desvie canos ou deságües;
Peça ajuda para ao departamento ambiental da sua cidade para sobre poda ou corte de árvores próximas à sua residência que ofereçam risco de queda;

Não plantar nos morros bananeira e outras plantas de raízes curtas. As raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;
Conserte falhas no telhado. Confira o isolamento da fiação elétrica, as calhas de escoamento a fixação das telhas;

Verifique se há sinais de infiltrações na casa, rachaduras nas paredes e no chão;
Armazene água potável em tonéis devidamente vedados;

entre outros fatores...
Sabe quando dá aquela sede? Nada mais gostoso do que sentir uma água fresquinha descendo pela garganta, não? E de onde veio esta água? Seja de um filtro ou engarrafada ou dos já tão comuns galões, esta água percorreu quilômetros para estar em seu copo. Envolveu o trabalho de inúmeras pessoas em sua coleta, tratamento, rede de distribuição, embalagem e transporte em caminhões de distribuidoras.A água, tão abundante no planeta, pode faltar para o consumo humano! Isto porque, tanto nas cidades como no campo, destruímos as nascentes e poluímos os córregos e rios. Como se não bastasse, desmatamos e alteramos o clima, modificando o ciclo natural de evaporação e chuvas.Boa parte da água pode ficar imprestável para consumo humano e, ainda, alternar-se em períodos de secas e períodos de fortes chuvas e tempestades que causarão danos e inundações.
Uma pesquisa desenvolvida pela H2C Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água apurou que gastamos, no Brasil, em média 200 litros dia/pessoa, quando a Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo médio diário de 40 litros/pessoa.
A água, fonte e início da vida, tem sido motivo de guerra, migração e disputa territorial ao longo da história da humanidade. O Estado do RS como um todo sofre com o déficit hídrico. Durante anos os municípios do estado declaram estado de calamidade no verão, não tendo o aporte mínimo de água para saciar a sede de populações e animais. Pipas de água são trazidas de localidades em melhores condições para abastecer a população atingida pela seca e são feitos racionamentos d'água com muitas horas de duração. Só no ano de 2004 um percentual de 85% dos municípios declararam estado de calamidade pela falta de água (FEPAM, 2005). O Pampa, que tem características de um verão seco, sofre muito com a falta de chuva e sofrerá de maneira irreversível as conseqüências das monoculturas de árvores exóticas.

Hoje em dia ainda não há guerra pela água, e algumas pessoas não estão nem aí para ela.
No futuro pode ser que exista uma terceira guerra só que essa guerra seria para o domíneo
De águas.
Um exemplo simples disso: hoje em dia as pessoas saem em busca de petróleo, quando acham água falam: ah água...
Mas no futuro será assim: caramba achei água!!!
Então para que isso não aconteça temos que nos conscientizarmos e não desperdiçar a água!!!
As capitais brasileiras perdem quase metade (45%) da água retirada dos mananciais em vazamentos de redes de abastecimento, fraudes e falhas de medição. Os 6,14 milhões de litros desperdiçados diariamente nas grandes cidades do País seriam suficientes para atender a 38 milhões de consumidores. A capital do desperdício é Porto Velho, que perde 78,8% da água encanada.Tão desanimador quanto o quadro do abastecimento de água é o cenário do saneamento ambiental: menos de 50% dos moradores das capitais contam com serviços de esgoto. Apenas 6 das 27 capitais estaduais atendem à totalidade de seus moradores.
A preservação dos recursos hídricos pelo uso responsável, uma das discussões mais relevantes, atualmente, quando considerada a sobrevivência da vida na terra em um futuro próximo, fez parte, na noite desta terça-feira, dos debates da pauta dos rotarianos de Votuporanga. Com medidas simples, baseadas principalmente na eliminação dos excessos e desperdícios, o coordenador da área de irrigação da UNESP/Ilha Solteira, Fernando Braz Tangerino

segunda-feira, 4 de agosto de 2008